Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Jornalistas o que comemorar?

A importância do jornalismo é total na vida em sociedade, pois as pessoas querem ser informadas dos principais acontecimentos e tomar as decisões mais adequadas. O problema é quando elas têm apenas uma referência.  É vital que as pessoas busquem outras referências, quer sejam dos mais variados meios de comunicação (jornal escrito, sites, revistas, rádio, televisão etc), bem como da imprensa comunitária e da imprensa alternativa. Além disso, devem ser consideradas conversas com amigos, padres/pastores, professores etc. Não se pode jamais ficar refém de uma única e perigosa fonte. Isso faz muito mal à pessoa e à própria democracia. Que é a arte do contraditório, das mais diversas respostas, das mais variadas opiniões. Só assim poderemos evoluir como sociedade.
Maria Aparecida Herreira Borges – Aposentada
A importância do jornalismo é primordial na vida das pessoas porque por meio  do jornalismo e das matérias que a gente vê, ouve ou lê, ficamos sabendo o que está acontecendo, como ajudar, se indignar, tentar saber como reverter uma situação. O jornalismo traz as informações de um modo geral e interfere às vezes de modo positivo, e às vezes não. Há jornalistas e informações de todos os tipos. Há aquelas que a gente acredita e leva a sério e outras que colocam coisas parciais.
Magali Cunha do Nascimento – Jornalista e Professora
O Jornalismo tem sua importância assentada no sentido maior da sua existência que é informar. Informar significa dar forma, ou seja, é a promoção de formação. Formar o quê? De imediato podemos nos referir ao ato de tornar comuns (comunicar) noções sobre o que acontece nos espaços de relações sociais micro e macro, dando condições para que se construa opiniões sobre elas. É aí que o jornalismo interage com a sociedade. Eu não usaria a palavra “interferir”, mas sim “interagir” porque a construção da informação é um processo que resulta da própria relação de quem informa com a sociedade. Ao produzir informações, jornalistas estão tornando noções comuns e tornando possível a construção de opiniões, mas com base nas suas próprias formações e opiniões. Esta interação é uma relação muito significativa pois jornalistas também são parte das relações micro e macro sobre as quais eles e elas informam.
Ozael Luiz - Aposentado
A importância do jornalismo para mim é o esclarecimento que ele traz para o cotidiano, a facilidade em se ter notícias de todo o mundo esclarecida para a população. A importância do jornalismo é a informação passada de uma forma clara e objetiva.
Ana Luiza Salgado Zortea – Estudante de Direito
Pra mim, o jornalismo sério sempre foi muito importante. Não só para me manter a par dos acontecimentos do meu país e do mundo, mas também na minha profissão e no meu dia-a-dia. Meus pais sempre leram muito jornal e isso sempre fez parte do meu cotidiano.  Ele interfere na vida das pessoas de forma relevante, uma vez que sem ele, não saberíamos muitas coisas, ou seja, essas informações são de extrema importância para a vida de todos.
Thiago Pássaro – Estudante de Jornalismo
O jornalismo foi a profissão que escolhi para a minha vida. Sempre gostei de comunicação e me identifiquei com o jornalismo. Acredito que essa profissão pode mudar a vida de várias pessoas. Sou apaixonado pelo que faço e desejo ser, a cada dia, ser um profissional cada vez melhor.
Ricardo Fotios - Jornalista e Professor
A imprensa livre garante aos cidadãos a fiscalização sistemática da democracia e o consequente cumprimento de seus direitos. Neste contexto, o jornalista funciona como um “ombudsman social”, reunindo, descobrindo e divulgando histórias que eventualmente não chegariam às pessoas.

Nenhum comentário: